segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Férias...

Olá amiguinh@s!


Voltei de férias e aqui deixo este importante texto antes de vos contar tudo o que aconteceu... Porque precisamos deste tempo e precisamos aprender a vivê-lo bem...



Visitem:
http://arriscarumpoucodeceu.blogspot.com/


Arriscar é: fazer férias

É importante fazer férias e aproveitá-las muito bem porque:

É sábio e humanamente sensato;
Temos limites;
Queremos mais e melhor no restante dia-a-dia;
É preciso receber e dar mais gosto á vida;
É preciso outro tempo para o encontro;
É preciso agradecer renovar a nossa identidade nas raízes;
É preciso criar distância das rotinas e proximidade do extraordinário;
Pôr em dia o atrasado que também nos preenche;
Estar mais presentes faz-nos falta;
Elas enchem-nos de memórias felizes.


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

(AJUDA A AFRICA & TIMOR) Presentes de Natal inovadores.

 Acho esta ideia muito gira. Espero que também achem.

  

http://www.agencia.ecclesia.pt/ins/51/seccao_instituicoes.asp

 

 

 

Presentes de Natal inovadores

 

Todos os anos nos debatemos com a questão de comprar presentes para o Natal. E cada ano fica mais difícil "encontrar presentes originais". A FEC tem presentes inovadores para um Natal mais solidário.

À semelhança do ano passado, neste Natal de 2007 a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) dá-lhe a oportunidade de oferecer um presente que ajuda a mudar as vidas de inúmeras famílias desfavorecidas.

Estes presentes são destinados às comunidades mais carenciadas dos países lusófonos, e visam melhorar a sua qualidade de vida, em áreas tão diferentes como a educação, a saúde e a alimentação.

O desafio é este: e se em vez de um presente banal, oferecesse aos seus amigos e familiares algo que contribui para melhorar a vida destas pessoas?

O processo é simples:

1- escolha um presente no nosso catálogo,

2- encomende à FEC em nome de um amigo seu e

depois receba em troca um certificado, em formato de postal, para personalizar e entregar a esse amigo.  

Assim, o seu amigo oferece, por exemplo, uma caixa de costura a uma mulher em Angola que poderá dar um rumo à sua vida, iniciando um negócio próprio e combatendo a discriminação de género que sofre na sociedade em que está inserida .

Os 7 presentes que propomos são escolhidos em conjunto com os nossos parceiros no terreno, que são quem melhor conhece as populações e o que lhes faz mais falta.

Este ano são:

Cabo Verde – Livros escolares

São Tomé e Príncipe – Bata escolar

Brasil – Depósito de água

Timor-Leste – Kit de Higiene

Guiné-Bissau – Tijolos

Angola – Caixa de costura

Moçambique – Jogo de panelas

São estes parceiros que terão como tarefa a sua distribuição, garantindo que estes produtos cheguem efectivamente a quem mais precisa.

No ano passado, a campanha Presentes Solidários recolheu 1.400 presentes, que foram distribuídos pelos sete países, beneficiando 1.400 famílias.

Estamos convictos que este é um pequeno gesto que vai fazer a diferença para todas as famílias que o receberem.

Para mais informações consultar o site:

 

http://www.agencia.ecclesia.pt/instituicao/pub/51/psolidarios07/catalogo07.asp

 

 

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mais americanices!

Olá amiguinh@s,

aqui estou eu de novo a contar novidades deste lado do Atlântico.

Primeiro, o frio! Ainda não começou a nevar, mas a temperatura já não chega aos 10º. Hoje estava -4º quando me levantei e a máxima foi 6º. Claro está que para quem passou mais de um com temperaturas de Primavera e Verão, isto aqui já está a apertar :P mas cá se vai andando :)

Depois as novidades... será que tenho muitas pra contar? Algumas!

No fim-de-semana passado fiz uma aula de condução em condições de inverno, ou seja, andámos a fazer peões sobre o asfalto molhado. Acredito que os amigos neste momento estão a pensar "que show!!" e as amigas estão a pensar "que terror!!", e para mim foi mesmo um terror, estava cheia de medo, mas fiz tudo muito bem, modéstia à parte, e pelo menos agora percebo que quando está a chover, só ir a 30miles por hora já pode fazer o carro dar um peão na estrada e então nada de velocidades!! Eles mostram-nos um filme terrível com imagens de acidentes verdadeiros e muita gente morta na estrada... é de arrepiar, acho que se pudesse não conduzia mais, mas não dá para parar... ainda mais aqui no meio da floresta onde vivo!! Sem carro, até ir ao supermercado era complicado :P quer dizer, se compararmos com a situação que vivi em Angola, ainda seria um grande luxo. Enfim... diferenças!

Ontem fui até Lowell, cidade da industrialização Norte-Americana (não digo que vivo num estado cheio de história!?!?), onde em 1850 já se produziam kilómetros de tecido de algodão com recurso à energia da água. Um grande rio foi completamente desviado no início do séc 19 para alimentar os moinhos de água que permitiram o desenvolvimento da indústria norte-americana. Esta cidade é considerada zona de interessa nacional!! Mando algumas fotos de lá e das minhas companheiras de viagem (a Zerelda da África do Sul e a Zhenya da Ucrânia, que também são Au Pairs).


Amanhã depois de trabalhar de manhã, vou passar umas horas em autocarros primeiro para New York e logo de seguida para Tom's River, onde vou encontrar a Teresinha da minha terrinha e a sua família e vou ficar com eles uns dias. Esta semana é muito importante para os Norte-americanos porque se vive o Thanksgiving, aquela jantarada que envolve um perú e que estamos habituadíssimos a ver aí nos filmes. Curiosamente, esta época é quase mais importante que o Natal. Nesta semana todas as famílias se reunem, ou seja há muita gente a viajar nas estradas e de avião para reunir a família que normalmente está dispersa pelos vários estados do país. Para fazerem uma comparação, seria o mesmo que aí no nosso Portugal todos os nossos emigrantes voltarem de França, da Suíça, da Alemanha, etc, etc, e os imigrantes que aí estão irem pros seus países só por uns dias... é uma grande loucura esta semana aqui... é muita gente a viajar! Os voos já estão todos atrasados, nem sei como vai ser. Depois vos conto! Eis o que se celebra nesta semana:

O Dia de Acção de GraçasPE ou Dia de Ação de Graças PB (em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de agradecimento, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e rezas.

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratitude a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.

Nos anos seguintes, festividades similares foram realizadas em Plymouth, mas nenhuma data tradicional havia sido implementada. Tais festividades se espalharam da vila para outras vilas e cidades da Nova Inglaterra. Na Revolução Americana de 1776, oito dias de gratitude foram implementadas em homenagem a vitórias das Treze Colônias sobre as tropas britânicas . Em 1789, o presidente americano George Washington implementou 26 de novembro como o dia nacional de Acção de Graças.


(http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_de_Gra%C3%A7as)

Como podem perceber, vivo num estado cheeeeeio de história: Massachusets! Por isso estou muito feliz de ter vindo parar aqui. Ainda em relação a este feriado, acho que é por causa deste perú do Thanksgiving que no nosso Natal se começou a adoptar o perú também... visto que o nosso Natal é considerada para nós como a época de reunir a família e dar graças.

E agora outras histórias!

A minha mãe e o meu pai regressaram a Angola e mais do que eu vos falar disso, quero convidar-vos a lerem o testemunho da minha mãe noseu blog: http://verival.blogspot.com/. e São bem-vindos de entrarem quando quiserem!

E aqui fica uma passgem do livro "Being There" de Jerzy Kosinski de 1970 (podem encontrá-lo em português com o título "Chance", editado pela 90º Editora em 2007), que muito gostei de ler: "In a garden growth has its season. There are spring and summer, but there are also fall and winter. And then spring and summer again. As long as the roots are not severed, all is well and all will be well." (A minha tradução: Num jardim o crescimento tem o seu momento. Existe Primavera e Verão, mas também existe Outono e Inverno. E de novo Primavera e Verão. Desde que as raízes não tenham sido danificadas, tudo está bem e tudo estará bem.)

E já agora, depois dos livros, que tal um filme? Primeiro dizer-vos que também existe o filme do livro de que vos falei. Depois dizer que vi esta semana o filme de ficção "Da Vinci Code" e que gostei muito. Aliás gosto muito do tipo de escrita do Dan Brown e acho que o filme retrata muito bem o livro. Mesmo para quem não leu e não gosta de ler, se gosta de filmes de suspense, ficção e um pouco de história (podem aprender de onde vem o azar da sexta-feira 13 com o filme... isso é histórico!), acho que vale a pena.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Deficiências - Mário Quintana

DEFICIÊNCIAS
Mário Quintana

'Deficiente'
é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
'Louco'
é quem não procura ser feliz com o que possui.
'Cego'
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
'Surdo'
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
'Mudo'
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
'Paralítico'
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
'Diabético'
é quem não consegue ser doce.
'Anão'
é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

' A amizade é um amor que nunca morre.

Porque vale a pena divulgar boas iniciativas...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

SACUDINDO A TERRA


Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a ferir-se, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que o cavalo já estava muito velho e não servia mais para nada, e também o poço já estava seco, e precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena esforçar-se para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o cavalo. Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço. O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam a fazer com ele, e chorou desesperadamente.

Porém, para surpresa de todos, o cavalo aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou. O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo sacudia-a, dando um passo sobre a terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai jogar-lhe muita terra, todo o tipo de terra. Principalmente se já estiveres dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Usa a terra que te atiram para seguir adiante!

Recorda as 5 regras para ser feliz:
1- Liberta o teu coração do ódio.
2 - Liberta a tua mente das preocupações.
3 - Simplifica a tua vida.
4- Dá mais e espera menos.
5- Ama mais e... aceita a terra que te atiram, pois ela pode ser a solução, e não o problema.


QUE AMANHÃ SEJA UM DIA AINDA MELHOR DO QUE FOI HOJE!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mais uma história para pensar...

A seguinte cena aconteceu num voo da British Airways entre Joanesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na Classe Económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
  Visivelmente perturbada, chamou a Assistente de bordo.
"Qual o problema, senhora?" – Perguntou a Assistente
"Não está a ver? – respondeu a senhora – "vocês colocaram-me ao lado de um Negro. Não posso ficar aqui. Vocês têm de me arranjar outro lugar.
"Por favor, acalme-se – disse a hospedeira – "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A Hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois.

"Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na Classe Económica.
Temos apenas um lugar na primeira classe. Falei com o Comandante sobre este problema".
  E antes que a mulher fizesse algum comentário, a hospedeira continua:
"Veja, não é comum que a nossa companhia permita a um passageiro da Classe Económica sentar-se na primeira classe.
Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um
Passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável e indigna ".
  E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
"Portanto, Senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois temos para o Senhor um lugar na primeira classe..." 
E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

Se você é contra o racismo, envie esta mensagem aos seus amigos, não a apague sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.  
 
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Martin Luther King

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Recolha de livros para Timor e S. Tomé

Notícias (www.educare.pt)

Recolha de livros para Timor e S. Tomé
Teresa Sousa 2007-11-05
Até ao final do mês de Novembro está a decorrer uma campanha de recolha de livros para Timor Leste e S. Tomé e Príncipe.
A iniciativa está a ser organizada pelo Núcleo de Estudos Literários e Artísticos (NELA) e pelo Gabinete Cultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

A campanha, de acordo com a nota enviada à comunicação social, pretende possibilitar "o conhecimento e divulgação da língua portuguesa e das literaturas que a utilizam". Os volumes terão como destino a biblioteca da escola portuguesa em Díli (ainda em formação) e instituições de solidariedade social em S. Tomé e Príncipe.

Os organizadores referem que podem ser entregues, até ao dia 30 de Novembro, na Secretaria da Escola Superior de Educação do Porto, livros novos ou em segunda mão. Embora não se estabeleçam critérios para as áreas temáticas, apela-se, sobretudo, à oferta de exemplares dedicados à literatura para a infância e juventude.

Informações:
Telefone: 22 507 34 60
E-mail: nela@ese.ipp.pt


http://www.educare.pt/educare/Detail.aspx?contentid=3E3184D5C8A41DA8E04400144F16FAAE&channelid=3E3184D5C8A41DA8E04400144F16FAAE&schemaid=&opsel=1

Curioso!

CURIOSO?!!!


- Tens consciência que se morresses amanhã, a firma onde trabalhas

substituía-te rapidamente.


- Mas a família que deixas para trás, sentirá a tua falta para o resto das

suas vidas.


- Pensando nisto, perdemos mais tempo com o trabalho do que com a Família,

um investimento muito pouco sensato, não achas?


- Afinal, qual a moral da história?


- Sabes o que significa a Palavra Família em inglês?


- FAMILY = (F)ATHER (A)ND (M)OTHER (I) (L)OVE (Y)OU

"Pai, Mãe, amo-vos"

sábado, 3 de novembro de 2007