sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Impressões

6 de Novembro de 2006

Saio do Ondjango (espaço público da Diocese onde utilizamos a internet) onde comuniquei com o mundo (Portugal e Brasil) e percorro a pé o quilómetro que me separa de casa… às 22 horas (21 horas em Portugal e menos umas quantas no Brasil)… apesar de haverem pessoas sentadas pelos muros das casas que cruzo, e da pouca iluminação, ninguém se meteu comigo, ninguém me incomodou… só senti receio por causa de uns cães que cruzaram o meu caminho (e acreditem os cães aqui metem dó, de tão mau aspecto…) . e penso, ainda existem cidades assim? O sossego e a calma invadem-me no fim de mais um dia de missão… será que vale a pena? Sempre! Apesar de nem sempre vermos a meta para onde caminhamos.

Hoje foi um dia cheio… eu e o padre Vítor fomos até à Conda buscar 635 litros de água que se pode beber sem ferver (vem fervida do interior da terra, como ele diz… e ainda sai morna!). Foi uma viagem de 9 horas (que incluiu um reconfortante banho fervente na Tocota! Novamente não tenho fotos de lá… o local também não faz jus à situação que se lá vive). O padre David e o Sr. Rui andaram a bombar na obra, depois de se ter carregado de manhã o IFA que levará mais uma “dose” dos materiais para a reconstrução da casa da Donga… as manas Sónia e Catarina foram as donas da cozinha hoje (e são muitos a comer!!). Foi mais um dia agitado, como dizia, enquanto esperamos que se resolva a situação dos nossos vistos de residência (que nos permitirão permanecer em Angola… senão… nem queremos pensar nessa possibilidade!). E este dia seguiu-se a quatro dias de viagens: quinta-feira, ida para Luanda para tratar das questões dos vistos, sexta-feira regresso ao Sumbe, sábado ida para a Donga (primeira visita dos Sr. Rui a estas paragens para conhecer a zona e planificar os trabalhos de recuperação da casa da missão), e domingo regresso ao Sumbe! :S foi duro! Podem compreender agora porque se fecham os meus olhos e tenho de parar por aqui… amanhã há mais! (22h20)

9 de Novembro de 2006

Ontem à noite ao voltar do Ondjango, onde fomos “navegar até esses mares”, apanhei a primeira “molha” angolana… quer dizer, não foi uma verdadeira “molha” porque a distância percorrida debaixo de chuva foi curta, mas apanhei uns bons pinguitos! =)
Depois de já preparados para a camita, a ouvir a chuva lá fora a cair, pusemo-nos a imaginar que estávamos aí, no nosso sofá, com uma chávena de chocolate quente, em frente à televisão e com o aquecimento central ligado… escusava de estar regulado para uma temperatura tão alta, mas o aquecimento central daqui é natural e não regulável! :P Tanta conversa só para dizer que aqui cada vez mais apetecem as tshirts e os calções porque… ESTÁ A AQUECER! E a chover! Já estamos na estação das chuvas pequenas, que dura até meados de Dezembro (acho que já vos falei disto…).
Quanto a novidades, só as do contínuo avanço das obras, às vezes com uns “soluços”, mas decorrendo ao ritmo possível. Envio algumas fotos para acompanharem a evolução. De resto, é a entrega diária às simples e repetitivas tarefas que a missão nos coloca agora… todos os passos são necessários para a missão avançar… até os que parecem mais pequenos e chatos, até os que mais custam a dar! Vamos a eles! E os vossos passos daí também são imprescindíveis… as vossas orações dão-nos coragem e o vosso interesse e preocupação, força… é por isso que ESTAMOS JUNTOS!

Tchauééééé! Boa semana*

Vera*
2006-11-08 (terreno e estado das obras)...
Bairro do Uquende (aldeia)...
Cuca - fazendeiro do Gungo (e o maracuja verde)...
transporte de animais no taxi do Gungo!!

Sem comentários: