sexta-feira, 17 de novembro de 2006

É a missão!

Olá Amig@s!

Parece impossível, mas todas as semanas digo o mesmo… as novidades na missão não param! Há tanto a contar e tanto que ficará por dizer! :P

No fim-de-semana passado fomos até à Tuma e encontrámos muitas diferenças: todo o ambiente mais verdejante, as mangas a crescerem nas mangueiras (ai se elas estivessem maduras!! Não tinham lá ficado, de certeza!! :P ), o rio já corre da cor do chocolate e com corrente forte por causa das chuvas, o dia termina com um espectáculo indescritível e “infotografável” de trovoada à distância, e os bichos aumentam! À noite, sai gritaria das meninas porque alguma coisa se infiltrou no nosso teoricamente seguro mosquiteiro e correu junto das nossas cabeças quando eu mexi no meu cantil… agora já nos rimos, mas os nossos coraçõezitos tremeram de pânico naquele momento! Experiência que, se possível, não tenciono repetir!

No regresso ao Sumbe, passagem pela Praia de Sousa para deixar uma passageira, comprar peixe seco (que incluía o espécime que encontram comigo na foto :P é identificável? Aceito opiniões… depois revelarei o que é), e planear o “retiro de equipa” da próxima semana…

Na segunda-feira voltamos à obra da ondjoyetu. Voltei à obra para limpar os blocos com feitio que serão colocados no nosso muro de vedação, nos anexos para deixar circular o ar na zona dos tanques de lavagem da roupa. Nesse dia levei a tshirt que vêem na foto e apanhei um grande escaldão porque não pus protector solar tantas vezes quantas devia ter posto e o sol aqui queima bué! Enfim… agruras da missão! Ainda hoje me dói as costas na zona queimada! Não volto a repetir a gracinha, acreditem! E os bloquinhos que estive a limpar (por isso entende-se remover o excesso de massa de bloco que fica a tapar os buracos quando o bloco é feito), não são só dois ou três!! Estive lá na segunda, na terça, voltei na quinta e para a semana, se tudo correr bem, ainda lá estarei mais dois dias! É que são praí só uns 400! :P neste dia do meu regresso às obras quando terminei todos os blocos que havia por limpar naquele dia (porque os blocos foram sendo feitos ao longo de vários dias) ainda ajudei a encher um pilar e meio do muro :) tou a ficar preparada para ir pras obras… já não fico sem trabalho no regresso a Portugal! :)

E finalmente falta relatar-vos o ex-libris das coisas boas desta semana: o nosso retiro de equipa para a Praia de Sousa na quarta-feira. Já há mais de uma semana que tencionávamos sair um pouco daqui para fazer uma avaliação da nossa missão, e esse dia chegou. Partimos de manhã para a praia com o fogareiro e a intenção de arranjar por lá um peixinho e grelhá-lo, ou até um choquito… ambas as ideias se concretizaram. Almoçamos uma entrada de choco grelhado com arroz (levado de casa), seguido de linguado e um outro peixinho também grelhados, novamente com o mesmo arroz :P e ainda tomámos uma banhaça num mar de temperatura mais que agradável, com um sol lindo como vêem na foto… e os sorrisos só podem ser os que se vêem!! E os pescadores que conheciam o Pe. Vítor de outros tempos ofereceram-nos o que acabou por ser um belo manjar para comemorar 1 mês de obras da ondjoyetu! (para perceber é importante ver a foto dos bichos antes de irem para a panela. A mão é do Sr. Rui, no tupperware está ginguba para torrar, no frasco está sal, as garrafas do Caramulo têm albergado água da Conda, e o azeite é Gallo (“a cantar desde 1919”) :P tudo na bancada da cozinha). E para terminar a noite Portugal ainda ganha o jogo! :)

E é assim! Estamos em missão! Estamos juntos!

Tchaué!

Vera*


P.S. – Não se deixem enganar… a missão não é só o que eu vos conto nestes mails… eu conto aqui as coisas boas e bonitas e que valem a pena recordar… as que nos “roubam” os sorrisos também existem, mas ficam para o nosso regresso aí, ou melhor ainda será esquecer.

Sem comentários: