sábado, 14 de abril de 2007

Olá amiguinh@s!!! Há quanto tempo!!

Olá, olá!!

Pois é já lá vai um tempão desde que mandei o último mail... as tarefas aqui pela cidade vão-se intensificando e o tempo começa a escassear... sinto-me como vocês se devem sentir por aí: unidos em amizade, mas arrastados pelo tempo que não pára! E há sempre tanto a fazer!! Terminou o curso de Informática em que estava a dar formação na turma das 8h-10h, mas já começou um novo! Agora estou na turma das 10h-12h, mas creio que terei de mudar de horário devido a indisponibilidade de outros professores. Também estou com a formação do Irmão Abílio, da Diocese de Benguela que vem aprender todos os truques de criar e gerir um espaço como o Ondjango (Centro Cultural e de Formação Profissional), local onde estou a "trabalhar" durante a semana.

Neste mail pretendo dizer-vos que por cá estamos todos bem (nesta altura somos só três, Sónia, Pe David e eu), passámos os últimos três dias em Luanda em voltas necessárias, este fim-de-semana ficamos no Sumbe (porque passámos no Gungo cinco dias na semana santa), e hoje é dia de concerto pela missão no Centro Pastoral Paulo VI em Fátima. Fantástico concerto de Luís Represas, só por 10 euros, e com direito a surpresas!... e claro, contribuindo para os sorrisos do Gungo! A todos os que vão, muito obrigada desde já em nome do povo do Gungo e do grupo missionário!

Já agora, em relação ao Gungo... a picada já está intransitável até para motas a partir da aldeia do Sapato... não é mais possível subir o terrível Gundo ou dançar na Caiamba ou no Cucole... Agora o encontro com o povo do Gungo só é possível na Tuma e em Jamba Kalunga, os locais mais próximos da estrada. É mais uma dificuldade da missão com que temos de aprender a conviver... Por lá chove todos os dias, a picada transforma-se em rio, e quando há vento forte voam todos os telhados... houve vários anos sem chuva, este ano veio chuva a valer por todos os anos que faltou, ou seja, veio em demasia! Mas o povo continua com esperança... Fé impressionante a deste povo! Merecem toda a pequena ajuda que pudermos dar!

Finalmente, deixo-vos com o artigo, em anexo, que escrevi para os jornais da Diocese de Leiria, falando sobre a semana santa. E já agora, desafio-vos a que percam um minutinho do vosso tempo a dar notícias daí, que por cá também fazem falta! :)


Muitas beijokas e saudades!



Estamos juntos, tchauééééééé!!!

Vera*



Aleluia! Wapinduka! Aleluia! Ressuscitou!

Primeira Páscoa vivida no Gungo pelos Voluntários do Grupo Missionário Ondjoyetu! Vivemos momentos que o povo do Gungo já há muitos anos esperava reviver… Chegámos quarta-feira por volta da hora de almoço. O povo diz-nos que este é um ano para recordar na história do Gungo… há muitos anos que não havia tanta chuva. Todos os dias chove, e quanto mais calor faz, mais chuva se segue! Há duas semanas, uma tempestade com ventos fortes arrancou os telhados de 53 casas e de metade da capela da Tuma.


Quinta-feira começam os trabalhos de reconstrução do telhado da capela, enquanto não chove. Sábado a igreja ressuscitou para a Vigília Pascal. Até domingo, reúnem-se as crianças à volta da mana Sónia (Abumbué, abumbué!!...), trabalha-se com os catequistas à volta do tema da auto-sustentabilidade da Igreja e da Espitualidade do Catequista, prepara-se a Páscoa! E o Tríduo Pascal foi vivido intensamente… como as imagens valem mais que mil palavras, e mesmo que o jornal não permita ver tudo nitidamente, aqui ficam os momentos mais importantes:







Em todos estes momentos de vivência do Amor sentimo-nos irmãos do povo do Gungo, unidos aos amigos e à família. Com o coração preenchido pela luz de Cristo Ressuscitado, é para nós o pedido do Anjo a Maria Madalena: “E Ide depressa dizer” a todos: CRISTO VIVE!

Estamos juntos! Vera*

Sem comentários: