terça-feira, 12 de setembro de 2006

Fomos pela primeira vez à Donga!

Olá amig@s!!

Cá estou novamente na cidade do Sumbe, ainda sem muito que fazer. No fim-de-semana passado fomos pela primeira vez ao local que será o posto missionário do Gungo, a Donga! Foram 7h de caminho a percorrer 145 Km! Sem me querer repetir, mas já repetindo :P, o caminho é terrível, mas a paisagem é cada vez mais bonita! Estava muito cacimbo quando fomos para lá e por isso não há fotos e no regresso vim a dormir :P (eles aqui já gozam comigo porque sempre que começamos uma viagem a primeira coisa que faço é dormir :P ), e só abri o olhito quando ouvia expressões de maravilhamento com o que nos rodeava… mas prometo que para a próxima tiro fotos para vos mostrar porque vale a pena ir ao Gungo. Mas a paisagem é só um dos motivos que faz querer voltar àquelas montanhas… o outro, também já vos disse é o povo! Este fim-de-semana, nas reuniões com os catequistas e responsáveis das aldeias percebi, que vou aprender a sonhar muito com este povo! Eles sabem que há mais e melhor e querem lá chegar! Estou realmente feliz por fazer parte desta caminhada com o povo do Gungo!

E como normalmente só vos falo de trabalho, neste mail lembrei-me de falar um pouco de outras questões mais mundanas :P a comida! Claro que neste primeiro mês de missão ainda não experimentámos tudo o que há de diferente cá, mas já começámos… nas fotos vão as pitangas (frutos de sabor amargo, mas muito lindos como se vê) e a pêra-abacate (que se come na taça com açúcar ou vinho do porto)… não adianta tentar explicar-vos os sabores destes frutos, ou de outros como o mamão (o mamão com sabor, não é o que se come aí em Portugal, que não sabe a nada), o maracujá, a goiaba, ou a banana!! Maçãs são luxo nestas paragens, mas compensamos com dozes industriais de bananas (então do Gungo trouxemos na outra semana 7 cachos, mas não são dos cachos que compramos aí nas praças ou no supermercado, são mesmo aqueles cachos grandes que se cortam das bananeiras… não sei se todos conhecem, mas podem conferir aí na foto do regresso do Gungo, com os cachos em cima do jipe… estamos parados porque as pedras do caminho e os buracos decidiram furar o nosso pneu :P aventuras da missão na picada :) ).

As restantes fotos mostram-vos eu :P, os típicos embondeiros com as suas mucuas, e a primeira foto que tirei à cidade do Sumbe (é a vista da zona periférica da cidade quando se chega do norte).

E pronto, qualquer dia há mais! Espero que todos fiquem bem, que os vossos trabalhos ou férias sejam agradáveis e que mandem notícias!

Vou começar a aplicar o umbundo que já vou aprendendo… Lalipo tchiwa (lê-se lalipotchiua, e significa: fiquem bem)

Estamos juntos, tchaué,

Vera*

Sem comentários: