quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Actualizações

Olá amig@s!


Não julguem que vos esqueci ou que não me apetece mais escrever-vos!! Nada disso! A ausência de notícias deve-se à falta de energia na cidade do Sumbe que fez com que não houvesse net por estas bandas. Só para perceberem, a energia de toda a cidade é fornecida por dois (acho que são dois :P ) grandes geradores (que por acaso fazem uma barulheira mesmo à entrada da cidade :P )… conclusão: normalmente só temos direito a 24 horas de energia semanalmente! Isso atrasa as nossas respostas para aí porque normalmente preparamos os mails em casa (no portátil) e depois é só chegar e enviar. Sem energia fica difícil carregar o portátil, logo não há mails para ninguém!

Hoje estamos finalmente a dar notícias acabadinhos de chegar da Chiala, uma zona do Gungo que, devido à guerra, já não é visitada por nenhum padre ou missionário há 28 anos! Dá para acreditar?!? A picada foi reaberta pela população, à catanada, especialmente para o nosso jipe passar! Foi uma grande emoção estar lá e encontrar aquele povo… mas espero poder descrever-vos este encontro com mais tempo e mais dedicação porque este acontecimento merece-o… por isso fico por aqui, enviando mais algumas fotos da missão. As fotos são de notícias um pouco atrasadas, mas ainda não vos disse que passei a semana de 21 a 25 de Novembro quase toda na obra da Ondjoyetu. Já fiz de tudo um pouco... já vos tinha contado sobre a limpeza dos blocos com feitio (que por acaso já estão quase todos aplicados, mas ainda não tenho foto... há grandes alterações na nossa obra: o muro da vedação está quase concluído e já temos os buracos para a fossa e os tanques da água. Logo que haja fotos actualizadas e disponibilidade vão ver o estado das coisas.), pois esta semana fiz estribos (oh pra eu com o mais perfeitinho na mão! Infelizmente nem todos ficam assim tão bem, o processo de feitura também exige alguma força e perícia, como podem ver na foto, mas fez-se o que se pode! :P ), amarrei os estribos ao ferro (oh pra eu também aí na foto! Só nessa altura é que percebi porque era importante que todos os estribos estivesses o mais perfeitos possível... quando eles estão tortos dão muito mais trabalho a amarrar :P ), enchi o tanque com água, ajudei a pôr um bloco no muro (também vai uma foto desse processo, com os trabalhadores da obra), passei massa aos mestres e já tinha ajudado, noutro dia, a encher um pilar! Tou uma mulher dos sete ofícios! :P No fim do dia, o resultado é o que se vê! Limpinha, limpinha! :P A foto que vai da obra é já bastante ultrapassada... bem... um bocado ultrapassada... a casa também ainda não está construída, mas o muro já está bem mais avançado. Na próxima mensagem depois vêem.

E pronto, é a missão por agora!


Beijinhos a todos e saudades (não da chuva e do frio, claro! Já nem conseguimos imaginar o que é isso :P).


Estamos juntos, tchauééééééé!


Vera*


P.S.1 – Para quem ainda se questiona sobre que peixe eu tinha mão aqui fica a resposta. Não era atum, nem bacalhau embora o sabor não fosse muito diferente... qualquer dia faço aqui TUBARÃO à Brás! ;) ah pois é! E fora os tubarões, já aqui vimos os pescadores com raias e tartarugas marinhas... esperemos que não de espécies em vias de extinção!


P.S. 2 – Fui chamada à atenção e muito bem! As minhas mensagens não vão só para amigos em Portugal e no Brasil... A Gui em Londres, a Linda no Canadá e o Mirco na Itália também as recebem! Será que me esqueço de mais algum amigo internacional? :P Espero que não! Beijos especiais para vocês!

Sem comentários: