domingo, 31 de dezembro de 2006

Natal na Donga

Comecemos pela ida para a Donga. Saimos do Sumbe dia 20 pelas 10h30 porque tivemos de atafulhar o carro com o essencial para os 5 dias que iamos viver na missao... temos de levar alimentos, agua potavel, colchoes, mosquiteiros, roupas e outros artigos pessoais, as violas das manas Cata e Soninha... enfim, o jipe ficou carregadissimo! Partimos viagem contando com dificuldades porque estamos na epoca das chuvas e a picada devia ter muito barro e zonas ainda mais complicadas do que o normal. Percorremos os 80 Km de estrada no tempo normal, 1h15 mais ou menos, e comecamos os 50 Km de picada ate `a sede da missao... demoramos 10h30!! Enterramos entre 10 e 20 vezes (perdi-lhes a conta! :P ) e passamos horas a escavar por baixo do jipe para o soltar e seguir caminho... quer dizer, os senhores padres cavaram mais que as senhoras, mas tambem pegamos na picareta e na barramina (como ficou registado!).



Nas vezes que nao ficamos enterrados o jipe quase virou e isso tambem obrigou a cavar e a tapar buracos para permitir a passagem. Nestas fotos veem o jipe ja mais direitinho do que tava quando comecou a tombar (vi o chao a 20 cm da minha janela :P ), e acreditem, nao tem piada nenhuma! Acho que ate o meu irmao e o Marco que gostam de andar a “cabrar” pelas estradas de terra batida em Portugal se cansariam desta picada! Acreditem e terrivel! Se quiserem comprovar sao bem-vindos... a minha mae diz que nao volta la :P


Ja na Donga aqui ficam fotos de alguns aspectos... o nosso telhado novo... o “acampamento” de quem foi viver o Natal connosco... o carregamento dos kimbos no meio de transporte que as pessoas usam, os chinelos... e o que eu fiz na maioria do tempo que ficamos pela missao: a cantina. A minha mae e a Cata conversaram com as mamas e juntamente com a Soninha brincaram e trabalharam com as criancas... ja vos mostro os belos presepios que desenharam, pintaram e construiram em barro! Os senhores padres fizeram um retiro de preparacao para a vivencia do Natal com os catequistas que apareceram. As fotos destas actividades nao as trouxe, mas se me lembrar mostro algumas numa proxima vez.



Onde nao ha nada que comprar, nem o habito de oferecer presentes, sobra tempo para preparar a essencia do Natal... os trabalhos dos meninos que adornaram a zona do nosso presepio na “igreja” e as cancoes que ensaiaram, o teatro representado pelos catequistas, o tempo de convivio com adivinhas e piadas encheram a nossa tarde de vespera de Natal...





A tarde da vespera de Natal inclui tambem outros preparativos, os do jantar... cozeu-se pao (como em quase todos os dias) e houve uma tentativa um bocado frustrada de fazer um bolo-rei... mas era doce, comeu-se! Aqui esta o tio Filipe (o cozinheiro da missao) junto do forno com o bolinho la dentro! E preparamos uma bela mesa de jantar, a recordar o que temos normalmente em Portugal... entradas: chouricao, presunto e queijo (vindo com os meus papas de portugal, mas enviados por outros papas), pao com chourico... ementa: bacalhau cozido com batatas, repolho e ovo... sobremesa: bolo-rei. Depois foi tempo de missa do galo (foi ja esta ai acima uma foto no mail anterior de uma danca dessa missa) e no final abertura dos presentes que trocamos. Nao tenho muitas palavras para descrever estes momentos... acreditem nao foi nada como normalmente e, embora a descricao assim possa fazer parecer.


No dia seguinte, no final da missa de dia de Natal distribuiram-se os trabalhos feitos pelos meninos e entregaram-se presentes, fruto da boa vontade de quem em Portugal contribuiu... entregaram-se amendoas, que sendo de Pascoa, souberam que nem ginjas a estas criancas que nunca tinham comido nenhuma, como se pode ver pelas suas expressoes :)




Nestes dias encontrei-me com a minha xara, a Verinha. E muito bonita, como podem ver nas fotos... na ultima esta a Vera com a mae e a Susaninha com a mae :) (a tua xara pita!)



No regresso ao Sumbe a picada nao nos levou tanto tempo a percorrer, mas o asfalto fez-nos acumular novamente 12 h de viagem. As fotos do regresso falam por si... podem ver os caminhos que percorremos, o jipe encravado por uma pedra "pequenina" que foi preciso remover a forca :P, a “ponte dos engenheiros” que passamos sempre que vamos ao Gungo, e outras paisagens do mesmo percurso.



E aqui esta a descricao rapida do natal... pensamentos mais profundos talvez noutro dia... hoje e fim do ano e vou fazer um bolinho para o jantarito, que inclui lagosta, claro! Mais uma vez uma coisa comum deste pais!

Tchaueeeeeeeeeeeeee! Vera*

Sem comentários: