domingo, 10 de dezembro de 2006

Fim-de-semana na Tuma

Olá amig@s!

Aqui estou com novidades e novas fotos. Desta vez com amigos da Tuma. A Tuma é a Zona Pastoral que fica mais próxima do Sumbe, são só duas horas de viagem. É também a região mais quente do Gungo (da parte que já visitámos até agora! Mas creio que não devo estar a mentir se disser que é a mais quente de todo o Gungo porque aqui ainda não chegámos às grandes montanhas…).

Este tempo de calor é também o tempo das chuvas pequenas, como já vos disse, então toda a natureza se vestiu de verde e às vezes para se passar é preciso “catanar” o caminho.

Até os embondeiros estão verdejantes e com flor!!


Como sabem estamos a visitar as comunidades do Gungo só ao fim-de-semana. Saímos sábado de manhã do Sumbe e voltamos no domingo à tarde. Assim, chegámos à Tuma perto da hora do almoço e enquanto esperávamos à sombra da mangueira, deixávamos que os cozinheiros nos aprontassem o alimento… aqui estão o Sr. Manuel Silva e o Sr. Mbunda.

A minha função nestes fins-de-semana que vamos até ao Gungo tem sido assegurar o funcionamento da cantina. Já vos falei disso anteriormente. Desta vez mando algumas fotos… de mim na cantina e da construção improvisada do espaço onde estávamos (quando chegámos não tínhamos uma sombra para ficarmos então iniciou-se, e concluiu-se, esta obra que podem ver… e demorou menos de uma hora!)




Tuma, 09 de Dezembro de 06

(escrito com várias pessoas locais encantadas a ver o que é isto de computador, rato e máquina fotográfica que tira fotos e vê-se logo no computador! É o chamado choque tecnológico!)

Sem comentários: