segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Advento I

Bem amigos,

começa hoje uma importante caminhada de preparação para o Natal: o Advento. São quatro semanas de caminhada para o Natal, para o nascimento de Cristo.

Eu já tenho a minha coroa do Advento, preparada com um pouco de engenho à falta de melhor... deixo-vos a foto. E já acendi a primeira vela!


Quero também partilhar convosco uma leitura muito interessante acerca do Advento nestas quatro semanas. Vou enviarmos uma tradução livre de um texto de Peter John Cameron, O.P., que tenho num livrinho de orações chamado Magnificat. Vou traduzir o que mais me tocou em jeito de partilha e caminhada convosco neste tempo de arrumação do coração.


"O Advento é por vezes referido como uma caminhada, e é uma caminhada por causa da maneira como nos leva a Cristo e a uma certeza inabalável n'Ele.

A certeza é uma caminhada

Digamos que um dia conheces alguém e achas a pessoa especialmente interessante, simpática e atractiva. É o tipo de pessoa que sentes que gostarias de conhecer melhor. Mas e se essa pessoa no dia seguinte te pedisse em casamento? Provavelmente fugirias o mais possível dessa pessoa. Porque intimidade como essa não é suposto acontecer instantaneamente. Instintivamente sabemos que alguma coisa está errada; relações verdadeiras não surgem dessa maneira. Então o que falta exactamente? Uma caminhada.
O Padre Julián Carrón explica-o desta maneira: «A certeza é uma caminhada... Quando te tornas mais seguro na certeza? Quando tivemos várias confirmações... Passo a passo, tornaste cada vez mais certo, tão certo que seria necessário um cataclismo para criar uma dúvida nesse relacionamento. Cada agradável encontro é uma confirmação de uma real relação partilhada. Sem o veres acontecer, ganhas a certeza dessa pessoa especial na tua vida, cuja presença torna a tua vida mais certa. A caminhada para esta genuina e forte relação abençoa a nossa vida com confiança sem fim»

Os passos do Advento

O Advento é exactamente assim. Nós sabemos que o nosso coração espera por Alguém em quem encontraremos toda a realização e sentido que falta na nossa vida. Mas o Natal não acontece instantaneamente. Gradualmente somos introduzidos e levados a conhecer Aquele que vem para nos salvar da nossa fragilidade. A caminhada do Advento é a sequência de abençoadas "confirmações" que nos prepara para Aquele, que na noite antes de morrer, nos chamará de Amigos.

I Domingo do Advento

O profeta Isaías promete que a Palavra do Senhor virá de Jerusalém para que "Ele nos instrua nos Seus caminhos, e nós possamos caminhar nos seus caminhos." Falando deste modo, Isaías mostra-nos quanto ele conhece a nossa necessidade. Ele percebe que responderemos a alguém que venha à nossa vida com algo significante a dizer - alguém que perceba que estaremos confusos por vezes, só à espera de alguém que nos ensine... alguém que reconhece o quão estamos perdidos e sem sentido quando não temos um caminho seguro para seguir. Se esse Alguém está realmente a vir, então, sim, iremos responder - vamos dar-lhe a nossa antenção."


Até para a semana,

boa caminhada,

estamos juntos*

Sem comentários: